sexta-feira, 15 de maio de 2009

Praxe Académica da Universidade de Coimbra

Caros amigos, peço desculpa pela ausência, mas a inspiração, pelo menos a minha, não é como a fonte do Luso que está sempre a dar, vai e vem, conforme lhe apetece. No entanto, não venho aqui por inspiração, decidi, apenas, falar-vos de um dos assuntos que mais me apaixonou no último ano e, certamente, me continuará a apaixonar nos próximos: A praxe. Não uma praxe qualquer, a praxe de uma das universidades mais antigas, a praxe académica da Universidade de Coimbra.

Como devem ter reparado, sou absolutamente a favor da praxe, desde que seja bem feita, dentro dos seus limites de bom senso. A praxe académica da Universidade de Coimbra está definida como "conjunto de usos e costumes tradicionalmente existentes entre os estudantes da Universidade de Coimbra e os que forem decretados pelo Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra."
É, principalmente, uma forma de integrar pessoas num novo grupo e espaço social. No entanto, muitos pensam que este é o seu único propósito; essas pessoas caem num grande erro. Costumo eu dizer que a Universidade de Coimbra nao forma estudantes, forma Homens; e, sim, é bastante importante na formação pessoal de uma pessoa.
A tradição, infelizmente, já não é o que era, as pessoas já não usam regularmente a capa e batina e, quando usam, dizem que usam o traje; as que não usam olham de lado para as que usam e perguntam se não têm roupa lavada em casa. Na minha opinião, há que reviver estas tradições, reviver o amor pela capa e batina, quem sabe esteja a faltar o amor por esta cidade.

Para que não haja dúvidas, sou completamente contra certas praxes, mais agressivas, mais abusicas, que se verificam na Escola Agrária e noutras instituições de ensino superior em Portugal. Não me digam que a posição natural dos caloiros, as bestas, que é a de estarem de quatro, é uma forma de humilhação, porque, apenas o é, devido a perversidades que vos ocorrem nas vossas mentes pecaminosas. Não vou estar para aqui a relatar todas as praxes que existem, porque ou as sabem, ou, se não as viveram, não sabem o que perderam.

Assim, revejam todos os bons (ou maus, se for o caso) momentos que viveram no vosso primeiro ano de Universidade e pensem quantas vezes na vossa actual ou futura vida profissional terão vocês de trabalhar em equipa ou demonstrar que o vosso grupo é unido? Quantas vezes estarão em posições físicas ou psicológicas desconfortáveis e terão de lidar com a pressão ou vergonha(atenção, vergonha não é, necessariamente, humilhação)? Quantas vezes terão vocês superiores hierárquicos que não o merecem ser, mas devem ser respeitados, não vão vocês ser despedidos?
Não viveram essas mesmas situações análogas na vossa vida universitária?
Por isso, sim, sou a favor da praxe.
Outros posts virão sobre a praxe, um dia, quando a inspiração me vier bater à porta

Saudações,
Bzatanight Night Bitraizen com Bzatapan um bocadinho de Bziriri e uma beca de Bzararan, mais conhecido por Bziriguito.

2 comentários:

  1. Parece que combinámos... Dois blogs, um tema: UC ;)

    ResponderEliminar
  2. e já tiravas esta porcaria das letras que pedem para podermos postar um comentário, porque eu passo a vida a enganar-me...xD

    ResponderEliminar