sábado, 6 de junho de 2009

Conversas de Elevador

Existe uma coisa que eu adoro, as conversas de elevadores. São pura e simplesmente fantásticas. Variam desde o famoso tema do tempo, desde o mau vizinho que está sempre a fazer barulho, à estúpida da vizinha que está sempre a largar água da varanda dela e a molhar a nossa roupa, ou mesmo de como vai a família, cuja resposta é, invariavelmente, "Vai bem...".
Existem também aquelas boas conversas embaraçadas, que ocorrem principalmente quando vão dois amigos no elevador e o elevador, abre-se a meio de uma frase mais constrangedora, e entra um vizinho, podendo ou não continuar-se a conversa dependendo do tema ou mesmo mudar o rumo para disfarçar o que foi dito e tentar fazer o outro pensar que só havia imaginado ouvir aquilo que realmente foi dito.
Porém, o mais comum é a tradicional conversa muda: entra-se no elevador, olha-se para cima quando o vizinho está a olhar para baixo e olha-se para baixo quando o vizinho passa a olhar para cima, como uma dupla de supervisores contra um qualquer crime que possa decorrer de imediato dentro daquele elevador. Sinceramente dá-me uma enorme vontade de rir quando isto acontece, dado o absurdo da situação; as pessoas são cada vez mais individualistas, fecham-se cada vez mais em casa, perdendo a capacidade de falar com os vizinhos, ao contrário do que era antigamente, quando os vizinhos, nos bairros, eram todos conhecidos, todos sabiam da vida uns dos outros, etc etc. No entanto, é importante realçar que, "felizmente", existe mais conversa entre vizinhos, para além da conversa de elevador, existe uma boa conversa entre vizinhos que, por enquanto, não tem grande diversidade, variando entre "Baixe o volume da música ou eu chamo a polícia!" e "A porcaria do seu despertador acorda-me todos os dias de manhã!".

A constrangedora situação de quando duas pessoas que se desconhecem ficam sozinhas porque os elos de ligação foram fazer outra coisa qualquer ou conversar com outras pessoas fica para outro dia.


CONFRATERNIZEM COM OS VOSSOS VIZINHOS !

Sem comentários:

Enviar um comentário