terça-feira, 21 de abril de 2009

Gang das Piscinas: Espelho do Futuro da Sociedade Conimbricense?

Quando era pequenino e andava no secundário, sempre que passava, da escola para o centro comercial, ou do centro comercial para a escola, no meu já longínquo 12º ano, no entremeio, junto às piscinas municipais, via sempre um grupinho presente desde a hora de almoço, nessa zona. Grupo do qual, curiosamente, nenhum, ou quase nenhum, não esteja eu a ter um lapso de memória, aluno da dita escola, Infanta D. Maria. Mas era certinho, todos os santos e não-santos dias, ao início da tarde, lá começavam eles a aparecer, o entretanto chamado "Gang das Piscinas".
Cresci eu, e, para meu espanto, sempre que saio no meu autobus, junto à minha encarecida escola, lá continuam eles! Os mesmos! Não, calma, há mais! Têm membros novos!
Arrisco-me a dizer que, por vezes, quando lá passo, sinto assim um arrepio pela espinha, encontrando-me eu receoso pela minha integridade física, não me vá acontecer alguma coisa. Digamos que são uma mistura de elementos mitras, songoku's, passando, como não podia deixar de ser, pelo "morangos com açúcar", que não é carne nem é peixe, mas também se nota à distância.
Confesso novamente a minha incredulidade quanto à sua vida, porque eles não fazem nada da vida, ou pelo menos parece! Quiçá uns actos ilícitos pelo meio, quiçá uma preparação de um monopólio como o do Psicológico, que passa de carrinho de cachorros a mastermind do cachorro em Coimbra que até já tem um bar no estádio municipal.
Os songokus, parece-me foram novas aquisições o que denota aqui alguma inteligência da hierarquia superior deste gang, dado que, ao menos aparentemente, parece querer inovar e estar na vanguarda dos (in)felizes novos estilos dos jovens portugueses, não descurando a parte nova, mas já mais tradicional do mitranço e morangos com açúcar, novela que, se Deus se mantiver distraído, já vai para a sua sétima edição.
Não me esqueço de, quando um dia estava no centro comercial, o chamado dêvê, com um amigo mais velho e, no elevador, aparecem três candidatos a ganguer das piscinas ou quiçá mesmo novos associados (pois sim, que aquilo cresce que se farta!, tenham cuidado!) , com um estilo notoriamente "amorangado". Troco um olhar cúmplice com o meu amigo do género:"Nota-se a léguas que estes gajos foram mal influenciados.", mas não já fosse o suficiente, um deles vira-se e manda um orgulhoso:"Os Morangos são uma ganda rampa de lançamento pa! Aquilo dá oportunidades comó caraças a um gajo" (peço desculpas pelo calão, mas se citamos uma pessoa, temos de citar tudo). Nós bem que nos tentámos controlar, mas, impossível. Foi um fartote de rir, obrigando-nos a abandonar, quase de imediato o elevador, o que os deixou certamente embaraçados ou, possivelmente, confusos, por não saberem o que motivou tanta risada.
Isto leva-me a um último ponto, porém muito importante, que é o estado da programação televisiva infantil em Portugal, que é, digamos, no mínimo deprimente. Para além dos famosos "Morangos com Açúcar" e recém produzido "Rebelde Way", não esqueçamos as Floribella's e os já menos conhecidos programas da RTP2, "Pistas da Blue" e afins. Quando, faço zapping à procura de alguma série ou programa interessante na televisão e, infelizmente, passo por um destes programas, eu só me consigo perguntar "Mas com que raio é que andam a impestar a cabeça dos miúdos?".
É que, se virmos bem a questão, tendo, certamente, o Gang das Piscinas tendo sido influenciado por programas pioneiros bastante semelhantes a este, como o foram os "Morangos com Açúcar", tendo sido, por isso, vítimas de apenas uma pequena parte da informação que rodeia a nossa sociedade mais piquena, nem quero imaginar como é que vão ser os futuros membros responsáveis pela nossa sociedade ou pior!, como irão ser os futuros membros do, já temido, Gang das Piscinas?

Sem comentários:

Enviar um comentário